Diamante - Real ou Falso?

Maneiras de saber se o seu diamante é real ou falso.

1) Nunca olhe para um diamante solto em uma bandeja branca de joalheiro. Sempre olhe para ele em um pedaço de jornal ou material impresso. Se o diamante for real, você não poderá ler o papel de jornal pelas facetas; se o diamante for falso, é como olhar através, bem, de vidro.

2) Um dos melhores testes é a condutividade térmica. Os diamantes são extremamente bons condutores de calor e a maioria dos joalheiros tem um pequeno instrumento que pode medir isso. Nenhum outro material corresponderá a um diamante neste teste.

3) O teste de neblina. Esse teste eu gosto muito. Coloque a pedra na frente de sua boca e embace-a como você tentaria embaçar um espelho. Se ficar embaçado por dois a quatro segundos, é falso. Um diamante real dispersa o calor instantaneamente, então quando você olha para ele, ele já clareou. (Às vezes, óleo e sujeira na pedra podem afetar sua confiabilidade e o teste não é preciso em duplas onde a parte superior da pedra é diamante e a parte inferior é zircônia cúbica colada com epóxi.)

4) Sob o teste de loop. Se você possui algum tipo de lente de aumento, há algumas coisas que você pode procurar na pedra que podem revelar sua identidade:

A. Olhe para a rocha de cima e veja como as facetas (cortes no topo do diamante) estão unidas. Eles devem ser afiados e não enrolados.

B. Olhe para o cinto e veja se ele é facetado ou gelado (um sinal claro de que é um diamante) ou ceroso e liso (uma indicação de que é falso).

C. Enquanto você está olhando para sua pedra sob ampliação, olhe para sua pedra para ver se você detecta alguma falha (carbono, pontos, pequenas rachaduras). Normalmente, essas são indicações claras de que é real, pois é muito difícil colocar inclusões em uma falsificação.

D. Depois de examinar a pedra, concentre-se nos selos dentro do cenário. Um selo de "10K, 14K, 18K, 585, 750, 900, 950, PT, Plat" indica que a configuração é ouro real ou platina, o que dá uma chance melhor de que a pedra nele seja real também. Enquanto você está olhando para o interior do anel, procure também por qualquer "C.Z." selos que indicariam que a pedra central não é um diamante.